Programa bicho de todos

Programa bicho de todos

caoBichos de todos,

Assim como nós humanos, também são seres sencientes, sabemos que igualmente sentem frio, fome, sede, dor, medo, desespero, carinho e até saudade.

Estima-se que só no Brasil existem hoje mais de 30 milhões de cães e gatos vivendo involuntariamente nas ruas, sofrendo diariamente diversos tipos de privações e maldades. Muitos vagam invisivelmente aos olhos de todos. Além do abandono e do descontrole populacional que vem atingindo índices alarmantes, existem outros fatores chaves que contribuem com a construção deste triste cenário, como as fábricas de filhotes. A superpopulação de cães e gatos é um problema sócio ambiental que afeta a maioria dos países, em maior ou menor grau. A equação é simples: existem mais animais do que lares para acolhê-los. Parece ficção, mas uma cachorra pode gerar mais de 200 mil descendentes em apenas 6 anos! Este número aumenta absurdamente tratando-se de gatos!!

Por outro lado, amor e boa vontade no “exército do bem” dos protetores de Florianópolis não falta, seus lares estão cheios de anjos adotados ou aguardando pela adoção, e num esforço diário parece que de onde se tira um brotam vários numa missão sem fim.

Vivemos num município considerado referência nacional, onde não há sacrifício em massa dos animais errantes e serviços de atendimento veterinário e castração gratuitos para a população de baixa renda. Porém, na prática é um serviço insuficiente. Em alguns lugares do mundo, a situação é tão desesperadora que em busca de uma solução rápida, as autoridades da saúde recorrem ao sacrifício em massa, milhares e milhares de animais são mortos por falta de educação, de informações, de investimentos em castração por parte de seus tutores e do governo.

Os bichos que vivem nas ruas não brotaram ali. São fruto da nossa inconsciência como sociedade, alguém não castrou a mãezinha, alguém cruzou para vender, alguém comprou e enjoou... alguém deixou o portão aberto... Alguém abandonou. Então "o bicho de rua" na verdade é o bicho de todos. 

Nós todos, população, protetores e empresários assumindo nossa responsabilidade humanitária, amparando cães e gatos que ainda vivem involuntariamente nas ruas, promovendo sua saúde, conforto e controle populacional, envolvendo e sensibilizando a comunidade em seus cuidados. 
Só mesmo o doce lar da adoção consciente para deixar um bicho de todos imensamente mais feliz! E enquanto aguarda este seu tão sonhado lar... viverá saudavelmente, vacinado, castrado, com casa pra descansar e se proteger, alimento e anjos voluntários zelando por ele! :)