O INSTITUTO

Quem Somos

O Instituto é o Bicho é uma organização sem fins lucrativos, que atua na proteção e defesa do direito a vida de todos os bichos, de nós mesmos e deste planeta que gentilmente nos acolhe.

Disseminamos consciência inspirando novas escolhas, baseadas no respeito a vida, consumo saudável, ético e responsável, promovendo assim uma sociedade mais lúcida, justa e pacífica.Somos todos UM!!

 

Nossa História

 
 
  • No dia 04 de setembro de 2002, Dia Mundial dos Animais, entrou no ar o site www.eobicho.org com a finalidade de ser um canal para a adoção de bichos resgatados das ruas ou de situações de maus-tratos por um grupo protetores. O site do “É o Bicho!” foi pioneiro e tornou-se um importante e eficaz meio de encaminhamento destes animais para novos lares.
  • O sucesso permitiu que protetores reunidos fundassem oficialmente, em 26 de setembro de 2003, uma Organização Não Governamental de Proteção Animal e Educação Ambiental, dirigida por Mauricio Varallo, chamada “Instituto É o Bicho!”.
  • Uma de suas primeiras atuações foi entrar com uma ação civil pública proibindo a prefeitura de Florianópolis de sacrificar cães saudáveis recolhidos nas ruas.
  • Promoveu o seminário “Direito dos Animais no Brasil” realizado na sede da OAB em Florianópolis.
  • Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira promoveu o lançamento do filme não matarás, do Instituto Nina Rosa.
  • Institutiu o Dia Estadual de Proteção Animal em Santa Catarina(PL /Emenda a Lei 13.735 de 18 de abril de 2006).
  • Em 2006,Karla Souza Pinto assumiu a direção do Instituto.
  • Foram realizados trabalhos educativos nas escolas municipais com as crianças objetivando a educação ambiental e proteção animal em parceria com o Instituto Carijós.
  • Firmou parcerias importantes como a "Pedigree, adotar é tudo de bom"!
  • Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira, promoveu apresentação de diversos documentários com a temática ambiental e animal no CIC, com entrada gratuita.
 
  • Hoje, sob a direção de Patrícia Jerosch e uma equipe pequena e muito especial, todos se ajudam a ajudar seres indefesos, protegendo diretamente e defendendo juridicamente quando necessário.
  • Compõe o recém-criado Conselho Municipal de Proteção Animal de Florianópolis, que deve contribuir amplamente na evolução da questão animal em nosso município.
  • Estabeleceu em 2014 um novo protocolo para o Núcleo de Proteção Animal, tornando obrigatória a castração de todos os anjos bichos protegidos pelo Instituto é o Bicho, antes da adoção. Proteção Consciente.
  • Realiza mensalmente no Shopping Iguatemi, desde 2013 o evento “Adotar é o Bicho!", que tornou-se um forte ponto de encontro e conscientização, evento que tornou-se referência em outras filiais da rede pelo Brasil. Muitas empresas do Bem fazem questão de colaborar na realização destes eventos.
  • Participou da criação da lei que proíbe locação de cães de guarda no estado de Santa Catarina.
  • Fez parte do grupo de ativistas no caso "Bois de Forquilhas", participando do 2º maior resgate no Brasil de animais de criação,(pecuária), no qual 39 anjos bovinos foram retirados legalmente do seu tutor por maus tratos, auxiliando com lar temporário para reabilitação e encaminhamentos para Adoção Consciente.
  • Percebendo que o planeta, nós mesmos e os demais seres que o habitam são vítimas dos resultados das escolhas humanas, criou ações para ampliar consciências, envolvendo e sensibilizando as pessoas em projetos diretos como Alimente compaixão, Bichoterapia, Programa Bem Cuidar, GAPP(Grupo de Apoio Psicológico a Protetores), Tem bicho na Aula, Bicho de Todos, Vida não se Compra, entre outros.
  • Desenvolveu nova identidade visual e também um novo site que é o principal meio de comunicação do Instituto, para ilustrar esta etapa mais universal!
  • Você também quer fazer a diferença na vida de seres indefesos? una-se a nós!
 

No que acreditamos

Acreditamos que todos os seres vivos nascem livres e iguais perante a vida, cada um com sua forma de consciência, suas características, seus direitos. Há algo que permeia e nos UNE como seres BEM vivos: O Desejo de viver, sentir-se amado e desfrutar de uma existência digna e feliz.

Ser ativista protegendo animais, seres tão especiais, é um privilégio! Ao estarmos em sua companhia, experimentamos a reciprocidade. Nós os ajudamos a reestabelecer-se, curando suas feridas físicas e emocionais, apresentando-lhes uma nova e boa vida, protegida e rodeada por seres que querem seu bem.

Eles nos permitem generosamente conviver e aprender com sua pureza, pois absorvem a realidade e sinalizam em nós mesmos e em nossa volta o que não está em harmonia e aguarda por transformação; sua simples presença é capaz de mexer fundo em nossos corações, despertar sentimentos esquecidos ou ainda não experimentados porém essenciais  como ternura, sensibilidade, amorosidade, empatia, solidariedade, compaixão, altruísmo, esperança, comprometimento... responsabilidade.

Plantar experiências relevantes para que no futuro, brotem seres de consciência ampliada que compreendam naturalmente que o planeta Terra e todos os seres que nele habitam são um só organismo vivo, ameaçados pelo resultado de cada uma de nossas escolhas, grandes ou pequenas, todas são importantes e imprimem seu resultado no TODO, e o todo reflete em cada UM.

Todos somos UM. Todos pelo BEM da VIDA.

Equipe É o Bicho

Somos pessoas comuns como você, que sensibilizaram-se diante de tanto sofrimento e resolveram doar-se um pouco, agindo para transformar a realidade de seres indefesos.

Nos organizamos em Núcleos de trabalho, de acordo com as habilidades de cada UM!

Contamos ainda com a valiosa ajuda de MUITOS Colaboradores, Parceiros e Voluntários.

Somos muito gratos à todos, pois cada UM de vocês é Essencial!

Nossas ações são interdisciplinares, geralmente envolvem dois ou mais núcleos, afinal, o universo é assim, composto por várias partículas de vida em movimento, em Constante Transformação.

Núcleo de Desenvolvimento Humano

Núcleo de Proteção Animal

Núcleo de Preservação Ambiental

Núcleo Administrativo

Núcleo Jurídico

Núcleo de Comunicação e Eventos

Núcleo de Projetos e Captação de Recursos

Direção Executiva

Conselho Fiscal

Parceiros

Gratidão às empresas que abraçam nossa ideia e sempre nos ajudam na realização do nosso trabalho!

Banner-Bem-vindos_11
Banner-Bem-vindos_12
Banner-Bem-vindos_13
Banner-Bem-vindos_14
estilo e arte para site
Banner-Bem-vindos_26
Banner-Bem-vindos_27
Banner-Bem-vindos_28
Banner-Bem-vindos_29
Banner-Bem-vindos_30
Banner-Bem-vindos_31
Banner-Bem-vindos_42
Banner-Bem-vindos_43
Banner-Bem-vindos_44
Banner-Bem-vindos_45
s7-180 - Copia
Banner-Bem-vindos_46
Banner-Bem-vindos_47